Social Icons

Pages

O que é J-Music?

 J-Music é a sigla utilizada para denominar a música japonesa em todos os seus gêneros. No Brasil, os estilos mais conhecidos são o J-Pop, o J-Rock e a música Enka (estilo tradicional japonês). 
        O J-Pop (Japanese Pop), também chamado de música jovem japonesa, pode ser considerado como similar à música Pop ocidental. Uma de suas peculiaridades está na linguagem simples e nos instrumentos musicais utilizados, mais modernos, como bateria e guitarra, diferentemente do estilo Enka.
       O Pop japonês sempre procurou acompanhar as transformações no mundo musical à sua maneira, de uma forma original em busca de uma identidade própria.
        No ocidente o estilo se torna cada vez mais conhecido e admirado entre os jovens. 
        Já o J-Rock (Japanese Rock) é um nicho musical que abriga vários estilos e uma das formas mais populares de música no Japão atualmente. Dentro do cenário J-Rock, nasceu uma vertente muito interessante pouco conhecida no ocidente chamada Visual Kei, um movimento que mistura vários estilos musicais no qual as bandas usam roupas e maquiagens elaboradas e perfomances extravagantes, e cuja ideologia inicialmente os levava a tentar mudar a visão da sociedade. 
         A Enka era a antiga música popular japonesa e hoje é mais conhecida entre as gerações mais velhas. O estilo é definido como a música do sentimento, onde tudo aquilo que não pode ser expresso por palavras é transformado em canção. Normalmente os cantores de Enka, especialmente as mulheres, se apresentam usando kimono. Já o estilo New Enka não é tão tradicional. 
         A J-Music é assim, possui vários estilos e ritmos e uma de suas principais características é o poder de separar os estilos em categorias. Quando um gênero musical atinge e estabelece um padrão de transmissão às gerações futuras, ele passa a ser produzido dentro de um sistema fechado, sem se misturar aos outros. Por isso os diversos estilos desde os tradicionais até os mais modernos existem sem grandes influências entre si.  

Alguns exemplos de J-Musics:

Comentários